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domingo, 2 de abril de 2017

MATRIZ GE OU BCG


Matriz GE - Matriz Priorização em estratégias 



No mundo dos negócios, como em qualquer outro lugar, o problema da escassez de recursos está afetando as decisões das empresas. Com recursos limitados, mas muitas oportunidades de usá-los, as empresas precisam escolher como usar melhor seu dinheiro. A luta pelos investimentos ocorre em todos os níveis da empresa: entre equipes, departamentos funcionais, divisões ou unidades de negócio. A questão de onde e quanto investir é sempre uma dor de cabeça para os tomadores de decisões.
Como isso, afeta os negócios diversificados. Muitas empresas gerenciam carteiras de negócios complexas, carteira de clientes diversificados, muitas vezes, com até 500produtos e diferentes serviços. Os produtos ou unidades de negócio diferem em o que fazem. Isso torna muito difícil tomar uma decisão em quais produtos, mercado ou público-alvo a empresa deve investir. No que tange produtos temos hoje a matriz BCG e sua versão melhorada matriz GE-McKinsey que veio ajudar a tomada de decisão.Essas ferramentas resolveram o problema comparando as unidades de negócios e atribuindo-as aos grupos que valem a pena investir ou aos grupos que deveriam ser colhidos ou alienados.
Matriz de matriz GE-Mckinsey em branco de células nince.  As unidades de negócio são traçadas no eixo x, que medem a força de uma unidade de negócios e do eixo y, que medem a atratividade da indústria.
Na década de 1970, a General Electric estava gerenciando um enorme e complexo portfólio de produtos não relacionados e estava insatisfeita com o retorno de seus investimentos nos produtos. Na época, as empresas geralmente se baseavam em projeções de fluxos de caixa futuros, crescimento no mercado futuro ou algumas outras projeções futuras para tomar decisões de investimento, o que não era um método confiável para alocar os recursos. Por conseguinte, a GE consultou a McKinsey e Company, como resultado, foi concebido o quadro de nove caixas. A matriz de nove-caixa traça e demonstra em suas 9 células indicando se a empresa deve investir em um produto, colhe-lo / desmembrá-lo ou fazer uma pesquisa adicional sobre o produto e investir nele e, se ainda houver alguns recursos restantes será avaliado os dois eixos: a atratividade da indústria e a competitividade de uma unidade.

Atratividade da indústria

A atratividade indica quão difícil ou fácil será para uma empresa competir no mercado e consequentemente ganhar lucros. O mais rentável a indústria é o mais atraente. Ao avaliar a atratividade da indústria, devemos considerar mudanças ao longo prazo, porque os investimentos necessários para o produto geralmente exigem um compromisso duradouro.
A atratividade da indústria consiste em muitos fatores que coletivamente determinam o nível de competição nele. Não há uma lista definitiva de quais fatores devem ser incluídos para determinar a atratividade da indústria, mas a seguir veremos os mais comuns:


Os fatores externos típicos que afetam a atratividade do mercado são:
  • Tamanho do mercado
  • Taxa de crescimento do mercado
  • Lucratividade do mercado
  • Tendências de preço
  • Intensidade da rivalidade dos concorrentes
  • Risco total do retorno dos investimentos no setor
  • Barreiras para entrada no setor
  • Oportunidades de diferenciação dos produtos/serviços
  • Variação da demanda
  • Segmentação do mercado
  • Estrutura de distribuição
  • Desenvolvimento tecnológico

Competitividade

Ao longo do eixo X, a matriz mede quão forte, em termos de concorrência, uma determinada unidade de negócios é versos seus competidores. Em outras palavras, os gestores tentam determinar se uma unidade de negócios tem uma vantagem competitiva sustentável (ou pelo menos uma vantagem competitiva temporária ) ou não. Se a empresa tem uma vantagem competitiva sustentável, "Por quanto tempo será sustentável?"
Os seguintes fatores determinam a força competitiva de uma unidade de negócios:
  • Os fatores internos típicos que afetam a força competitiva da unidade de negócios são:
    • Força dos ativos e competências
    • Força da marca em relação à concorrência (ligado ao esforço de marketing)
    • Participação de mercado
    • Paxa de crescimento da participação de mercado
    • Lealdade dos clientes
    • Posição de custo em relação aos concorrentes (ligado à estrutura de custos da empresa)
    • Margem de lucro em relação aos concorrentes
    • Capacidade de produção e força de distribuição
    • Patentes tecnológicas e de outras inovações
    • Qualidade
    • Acesso a recursos financeiros e investimentos
    • Capacidade administrativa

Vantagens

  • Embasa a Tomada de Decisão. Como?!
  • Ajuda a priorizar os recursos limitados para obter os melhores retornos.
  • Os gestores tornam-se mais conscientes de como seus produtos ou unidades de negócios agem.
  • É uma estrutura de portfólio de negócios mais sofisticada do que a matriz BCG.
  • Identifica as etapas estratégicas que a empresa precisa fazer para melhorar o desempenho de seu portfólio e negócios.

Desvantagens

  • Requer uma consultoria ou uma pessoa altamente experiente para determinar a atratividade da indústria e a força de suas unidades de negócios de forma precisa.

Qual o perfil de profissional tem especifidades necessária para atuar nesta área?

  • Profissionais com formação e experiencias voltadas para negócios e inteligência de Mercado.
  • Especialistas/Analista de Inteligência de Mercado
  • Especialistas/Analista em Estratégias
  • Especialistas/Analista Business Intelligence
  • Especialistas/Analista de planejamento Estratégico e ou Orçamentário

Fontes

  1. McKinsey & Company (2008). Idéias duradouras: A matriz GE-McKinsey de nove-caixa. Disponível em: http://www.mckinsey.com/insights/ strategy / enduring_ideas_the_ge_and_ mckinsey_nine-box_matrix
  2. David, FR (2009). Gestão Estratégica: Conceitos e Casos. 12a ed. FT Prentice Hall
  3. Wiki (2008). Matriz de BCG & matriz de GE / McKinsey. Disponível em: http://wiki.telfer.uottawa.ca/ci-wiki/index.php/BCG_Matrix_%26_ GE / McKinsey_Matrix

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