Translate

domingo, 12 de março de 2017

Posicionamento Estratégico


Como  definir os nossos concorrentes (players) através do posicionamento estratégico ?!

O posicionamento estratégico 

É a posição relativa ao desempenho de uma empresa dentro de um determinado setor, segmento ou modelo de negócio. O posicionamento estratégico reflete as escolhas que uma empresa faz sobre o tipo de valor que irá criar e entregar em forma de valor agregado aos seus clientes e dessa formar se diferenciar dos seus rivais. O posicionamento estratégico pode ser definido em três tipos: preço premium, intermediário ou custos mais baixos para a empresa.


Uma pausa em conceitos, vamos exemplificar.........



Imagina, você inicia uma partida de basquete e de repente olha para sua volta e observa que os jogadores são profissionais de futebol.
Você  chegará a conclusão que está no jogo errado.
Suas manobras não vão servi para competir com jogadores de futebol.

 Segue ai a primeira dica :
 Entre nas partidas que você saiba jogar ;)






 Alcançar um desempenho superior versos seus concorrentes.


É possível competir em baixo custo e ser diferenciado ao mesmo tempo, mas as empresas que tentam ser tudo para todos os clientes podem ficar presas no meio, um erro estratégico o conhecido "Beijo da Morte".

PROCURANDO VANTAGEM COMPETITIVA?!

O papel do estrategista é criar um desempenho superior dentro de uma determinada indústria. Como um estrategista pode aumentar a lucratividade? A resposta está em ter uma vantagem competitiva. As empresas devem procurar "espaço em branco" no seu segmento e,  o que geralmente significa competir em uma das duas frentes.

Diferenciação

Conduzir os preços é uma maneira de aumentar a rentabilidade. Para comandar um preço Premium, uma empresa deve oferecer valor distintivo aos clientes. 

Exemplos: 

Status - Marca
Promoção com qualidade ( Embalagens, ambiente, campanhas de promoção entre outras)
Programas de fidelidades
Atendimento diferenciado 
SAC - Pré-venda e pós venda
Prestação de serviço de alta qualidade
Entrega no prazo ou com antecedência ( Vai depender do perfil do cliente. Acredite, se for um presente de casamento seu cliente não vai querer receber com antecedência ou fora do prazo)
Descontos não pretendidos

Estes itens ajudam a "tangibilizar" a entrega de valor, não significa que apenas estes ajudam. Para entender melhor o perfil do seu público alvo, é necessário ir a campo, investigar, analisar quais atributos seus clientes consideram como parte da entrega de valor percebido através da compra de alto preço.  Seus clientes são os seus tesouros valiosos você não vai querer perde-los, não é mesmo?!

Liderança de Custos

A redução dos custos é outra forma de aumentar a rentabilidade. Para competir em custo, as empresas devem equilibrar preço com qualidade aceitável. 

Segundo Philip Kotler em seu livro ‘Administração de marketing: a análise, planejamento, implementação e controle’ . Ele apresenta as sete estratégias de posicionamento denominadas de posicionamento específico.

:: Posicionamento por atributo: A empresa se posiciona com certo atributo ou aspecto. Um fabricante de cerveja afirma que é o mais antigo do mercado (Por exemplo- atributo Credibilidade)

:: Posicionamento por benefício: O produto promove o benefício. Um determinado sabão em pó  afirma lava melhor. (Entrega um resultado eficiente )


:: Posicionamento por uso/aplicação: O produto é posicionado como o melhor para um fim específico. A Nike descreve um dos seus tênis como o melhor para corrida. ( Informa a finalidade do produto)


:: Posicionamento por usuário: O produto é posicionado em termos de grupo-alvo de usuários. A Apple Computer expõe seus computadores/softwares como os melhores para designers gráficos. ( Informar quem é o seu público alvo)

:: Posicionamento por concorrentes: O produto sugere ser diferente, ou melhor, que o produto concorrente. A 7-UP denomina-se Uncola. ( Segundo,  Geofrey Holder o Uncola é o melhor refrigerante de todos porque refresca)

:: Posicionamento por categoria: A empresa pode descrever-se como a líder da categoria. A Kodak significa filme. ( A Kodak se posicionava através de uma das categorias do seu portfólio) 

:: Posicionamento por preço/qualidade: O produto é posicionado em determinado nível de preço. O Chanel nº 5 é o perfume de alta qualidade e preço elevado. (Relaciona qualidade e preço)

Faço seu comentário, discorde, interaja e ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por interagir conosco! Em breve seu comentário será publicado.