Translate

sábado, 11 de março de 2017

Planejamento Estratégico - Parte I

"Um plano é uma intenção ou um projeto. Trata-se de um modelo sistemático que se elabora antes de realizar uma ação. Neste sentido, um plano também pode ser o conjunto das disposições necessárias para concluir um projeto"


Planejar é um ato importante no mundo dos negócios, mas é importante ressaltar que o plano precisa ser elaborado de forma correta e imparcial. O plano estratégico não poder ser feito para atender a uma necessidade em particular de algum membro da empresa, mas sim, deve ser cuidadosamente elaborado para direcionar o futuro da Companhia.

Conceituando........

O que é o planejamento estratégico?
É um processo sistemático de vislumbrar um futuro desejado e traduzir essa visão em metas ou objetivos amplamente definidos e uma sequência de etapas para alcançá-los.

As subdivisões do Plano estratégico: 


Estratégico

Em contraste com planejamento de longo prazo (que começa com o atual estatuto e estabelece um caminho para atender às necessidades futuras estimadas), plano estratégico começa com o fim desejado e trabalha para trás para o status atual.
Em cada estágio do planejamento estratégico de longo prazo, o planejador pergunta:

 "O que deve ser feito aqui para chegar ao próximo (mais alto) estágio?"

Além disso, em contraste com o planejamento tático (que se concentra em alcançar objetivos intermediários estreitamente definidos com meios predeterminados), o planejamento estratégico olha para o quadro mais amplo e é flexível na escolha de seus meios.

Tático

Este é o estágio de desdobramento dos objetivos e metas para os diferentes departamentos e áreas da companhia. 
A pergunta comum  no plano tático é:

De que forma vamos colaborar para atingir o objetivo da companhia?

Operacional

Nesta etapa as metas e objetivos estratégicos tornam-se em ações ou rotinas diárias para atingimento dos objetivos estratégicos.

Importante saber....

Um bom planejamento estratégico deve permitir que você tenha os modelos de negócios certos para que o seu negócio floresça a longo prazo na medida certa.

Um bom  planejamento estratégico irá ajudá-lo a ver dois passos à frente de seus competidores de negócios e manter a vantagem competitiva.

Ao tentar decidir para onde ir em uma  viagem de estrada os dois melhores amigos trouxeram um mapa e fez algum planejamento estratégico no caminho.........



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por interagir conosco! Em breve seu comentário será publicado.