Como definir os nossos concorrentes (players) através do posicionamento estratégico ?!
O posicionamento estratégico
É a posição relativa ao desempenho de uma empresa dentro de um determinado setor, segmento ou modelo de negócio. O posicionamento estratégico reflete as escolhas que uma empresa faz sobre o tipo de valor que irá criar e entregar em forma de valor agregado aos seus clientes e dessa formar se diferenciar dos seus rivais. O posicionamento estratégico pode ser definido em três tipos: preço premium, intermediário ou custos mais baixos para a empresa.
Uma pausa em conceitos, vamos exemplificar.........
Imagina, você inicia uma partida de basquete e de repente olha para sua volta e observa que os jogadores são profissionais de futebol.
Você chegará a conclusão que está no jogo errado.
Suas manobras não vão servi para competir com jogadores de futebol.
Segue ai a primeira dica :
Entre nas partidas que você saiba jogar ;)
Alcançar um desempenho superior versos seus concorrentes.
É possível competir em baixo custo e ser diferenciado ao mesmo tempo, mas as empresas que tentam ser tudo para todos os clientes podem ficar presas no meio, um erro estratégico o conhecido "Beijo da Morte".
PROCURANDO VANTAGEM COMPETITIVA?!
O papel do estrategista é criar um desempenho superior dentro de uma determinada indústria. Como um estrategista pode aumentar a lucratividade? A resposta está em ter uma vantagem competitiva. As empresas devem procurar "espaço em branco" no seu segmento e, o que geralmente significa competir em uma das duas frentes.
Diferenciação
Conduzir os preços é uma maneira de aumentar a rentabilidade. Para comandar um preço Premium, uma empresa deve oferecer valor distintivo aos clientes.
Exemplos:
Status - Marca
Promoção com qualidade ( Embalagens, ambiente, campanhas de promoção entre outras)
Programas de fidelidades
Atendimento diferenciado
SAC - Pré-venda e pós venda
Prestação de serviço de alta qualidade
Entrega no prazo ou com antecedência ( Vai depender do perfil do cliente. Acredite, se for um presente de casamento seu cliente não vai querer receber com antecedência ou fora do prazo)
Descontos não pretendidos
Estes itens ajudam a "tangibilizar" a entrega de valor, não significa que apenas estes ajudam. Para entender melhor o perfil do seu público alvo, é necessário ir a campo, investigar, analisar quais atributos seus clientes consideram como parte da entrega de valor percebido através da compra de alto preço. Seus clientes são os seus tesouros valiosos você não vai querer perde-los, não é mesmo?!
Exemplos:
Status - Marca
Promoção com qualidade ( Embalagens, ambiente, campanhas de promoção entre outras)
Programas de fidelidades
Atendimento diferenciado
SAC - Pré-venda e pós venda
Prestação de serviço de alta qualidade
Entrega no prazo ou com antecedência ( Vai depender do perfil do cliente. Acredite, se for um presente de casamento seu cliente não vai querer receber com antecedência ou fora do prazo)
Descontos não pretendidos
Estes itens ajudam a "tangibilizar" a entrega de valor, não significa que apenas estes ajudam. Para entender melhor o perfil do seu público alvo, é necessário ir a campo, investigar, analisar quais atributos seus clientes consideram como parte da entrega de valor percebido através da compra de alto preço. Seus clientes são os seus tesouros valiosos você não vai querer perde-los, não é mesmo?!
Liderança de Custos
A redução dos custos é outra forma de aumentar a rentabilidade. Para competir em custo, as empresas devem equilibrar preço com qualidade aceitável.
Segundo Philip Kotler em
seu livro ‘Administração
de marketing: a análise, planejamento, implementação e controle’ . Ele apresenta as sete estratégias de posicionamento
denominadas de posicionamento específico.
:: Posicionamento por benefício: O produto promove o benefício. Um determinado sabão em pó afirma lava melhor. (Entrega um resultado eficiente )
:: Posicionamento por uso/aplicação: O produto é posicionado como o melhor para um fim específico. A Nike descreve um dos seus tênis como o melhor para corrida. ( Informa a finalidade do produto)
:: Posicionamento por concorrentes: O produto sugere ser diferente, ou melhor, que o produto
concorrente. A 7-UP denomina-se Uncola. ( Segundo, Geofrey
Holder o Uncola é o melhor refrigerante de todos porque refresca)
Faço seu comentário, discorde, interaja e ajude!